Academia de Medicina da Bahia Scientia Nobilitat
Tamanho da Fonte
10h25

Roberto Figueira Santos: Homem da Saúde, Política, Educação e Ensino

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Trabalho acadêmico apresentado à Faculdade de Medicina da Bahia, Departamento de Medicina Preventiva e Social da Universidade Federal da Bahia, como parte da avaliação do componente curricular “MEDB92: História da Medicina”. - ALEF AMORIM MONIZ orien tador Profº. Ronaldo Jacobina Ribeiro. 

Roberto Figueira Santos nasceu em Salvador, Bahia, na conhecida Avenida Sete de Setembro, no dia 15 de setembro de 1926. Filho de Carmen Figueira Santos e Edgard Rego Santos, este último também médico que deixou seu nome marcado na história da medicina baiana como reitor de prestígio na Universidade Federal da Bahia e grande cirurgião. Roberto Santos cresceu em um ambiente familiar, cercado de tios, avós, bisavós, primos entre outros parentes que moravam próximos uns dos outros na Avenida Oceânica, na rua que na época se chamava Rua da União e que depois passou a se chamar Rua Dias d’Ávila (SANTOS, 1993) Anexo (A).

Santos (1993) conta que sua alfabetização contou com a orientação de sua bisavó materna Maria Cândida que, na época, possuía oitenta anos, enquanto ele tinha apenas quatro. Além disso, a inteligência de sua mãe Carmen foi um dos privilégios para sua formação primária - que se deu em grande parte em casa, uma vez que a legislação da época permitia que o ensino escolar acontecesse em regimento domiciliar- e secundária, assim como a cultural, tendo em vista que suas atividades escolares eram assiduamente acompanhadas por sua mãe, mulher que recebera da escola onde estudou, diploma que lhe conferia permissão para lecionar francês até mesmo na França. Santos (1993, p.54) relata que sua mãe tinha “nível cultural bem maior que o das maiorias das moças do seu convívio social, na Bahia da época”.

Outra parte de seu ensino se deu através da dona Hilda Cardoso Albuquerque, que Santos (1993, p. 54) considerava como uma “extraordinária professora” e foi a responsável por ensiná-lo, entre os anos de 1932 e 1936, conteúdos matemáticos, da língua portuguesa, geográficos e outros. Ainda em 1935, quando tinha nove anos, Roberto passou alguns meses estudando no Colégio Alemão da Bahia e em 1936, foi matriculado no Colégio Antônio Vieira, ambiente que cursaria as séries subsequentes (SANTOS, 1993, p.56).

Clique aqui para ter acesso a integra do trabalho acadêmico. 

Academia de Medicina da Bahia
Praça XV de novembro, s/nº
Terreiro de Jesus, Salvador - Bahia
CEP: 40026-010

Tel.: 71 2107-9666
Editor Responsável: Acadêmico Jorge Luiz Pereira e Silva
2019 - 2024. Academia de Medicina da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital