Para Todos,
O objetivo de me dirigir a todos é expressar minha opinião quanto a pronunciamentos referentes ao tratamento da COVID-19.
Entendo que o poder central do Brasil (Presidência e Ministros), em lugar de estar usando os espaços na TV e outras mídias para sugerir uso de medicamento para COVID-19 (como se fosse médico conversando com pacientes) deve garantir ações efetivas de prevenção da COVID-19 e assegurar ajuda financeira adequada às populações brasileiras em situação de pobreza. Além disso, é importante equipar adequadamente os serviços de saúde para atender pacientes com suspeita ou diagnóstico comprovado de COVID-19. É mandatório, diante da gravidade da epidemia, oferecer as melhores condições aos profissionais de saúde para tratar os pacientes em hospitais e serviços externos de atendimento, com os devidos cuidados de proteção pessoal, para diminuir o alto risco de contágio entre os profissionais que estão na linha de frente.
A prescrição de um determinado medicamento para tratar um paciente com suspeita ou diagnóstico confirmado de COVID-19 é uma decisão médica e, portanto, a decisão compete ao julgamento do médico responsável em conjunto com pacientes e familiares. Infelizmente, aqui no Brasil, a declaração de apoio ou não à prescrição de determinado medicamento para a COVID-19 está sendo usada como aposta no jogo político, em desrespeito aos Médicos e a Medicina.
Reforço a importância do isolamento social neste momento.
Saúde para todo(a)s em suas casas,
8/4/2020
Antonio Alberto Lopes, MD, PhD, MPH, Msc
Professor Titular da Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia
Membro Titular da Academia de Medicina da Bahia