Academia de Medicina da Bahia Scientia Nobilitat
Tamanho da Fonte
11h30

Manifesto à população sobre a PANDEMIA DE COVID-19.

Compartilhe
Tamanho da Fonte

 

MANIFESTO À POPULAÇÃO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19.

A Academia de Medicina da Bahia tem por finalidade, entre outras, colaborar com os poderes públicos sobre questões de caráter médico-social.O mundo atravessa grave crise motivada pela pandemia SARSCov–2/COVID-19, trazendo sérias consequências para as populações atingidas.

As instituições de saúde nos diversos países vêm apresentando colapso na capacidade de atendimento aos pacientes graves, inclusive naquelas nações com alto desenvolvimento econômico. Também em nosso país, equipamentos médicos, leitos hospitalares e profissionais de saúde poderão estar aquém do necessário para enfrentar esta pandemia.

Felizmente, os nossos gestores, principalmente os da área de saúde, estavam atentos e desde antes dos primeiros casos, lançaram importante campanha de prevenção além de ampliar leitos hospitalares e equipamentos visando uma assistência adequada.

Protocolos de atendimentos foram desenvolvidos, fundamentados na experiência de centros que foram atingidos antes de nós. A competência e dedicação dos nossos médicos e de outros profissionais de saúde que compõem as equipes de atendimento tornam-se evidentes a cada dia.

As nossas autoridades sanitárias estão vigilantes e dedicadas ao extremo para enfrentar a pandemia.

A Academia de Medicina da Bahia, independente do atendimento médico por parte de seus membros, propugna as seguintes sugestões:

1. Fortalecimento imediato do nosso Sistema Único de Saúde (SUS), com a injeção a designação dos recursos necessários para suportar a demanda.

2. Desenvolvimento de uma política de prevenção e estabelecimento de linha de fluxos de atendimento aos elevados contingentes de pessoas altamente vulneráveis incluindo moradores de rua, comunidades pobres das periferias, desabrigados nos grandes centros urbanos, detentos e imigrantes.

3. Incentivo à indústria para que sejam produzidos, no tempo mais curto possível, insumos e equipamentos necessários.

4. Proteção à renda e ao emprego, para que as pessoas que trabalham em áreas não essenciais possam permanecer em casa.

5. Que o Estado reforce a proteção dos nossos guerreiros médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outras profissões afins, com o fornecimento de equipamento de proteção individual.

Precisamos evitar que eles sejam vítimas fatais, como vem acontecendo em outros locais.

Embora reconheçamos o importante papel da imprensa no esclarecimento da população e na prevenção desta infecção/doença, manifestamos também nossa preocupação com alguns setores da mídia e redes sociais brasileiras que fogem do foco principal da

informação confundindo a população e dissimulações de interesses outros.

Preocupa-nos também o distanciamento entre alguns gestores públicos brasileiros que não se unem em torno de um único ideal, a vida dos brasileiros.

Traz-nos preocupação o que virá a ocorrer com a nossa já cambaleante economia, se acrescida de mais desemprego, fome e um assustador aumento da violência urbana.

No momento precisamos formar um único partido, um único ideal: - a vida de cada pessoa que reside nesse país.

Que os nossos esforços sejam unicamente direcionados para a preservação da saúde e da vida, totalmente desprovidos de outros interesses para exibição de vaidades pessoais ou oportunismos político-partidários.

A Academia de Medicina da Bahia, pelos seus membros, coloca-se junto aos órgãos de saúde dos municípios e do estado, para ajudá-los no combate ao COVID-19.

Antonio Carlos Vieira Lopes – Presidente.

Academia de Medicina da Bahia
Praça XV de novembro, s/nº
Terreiro de Jesus, Salvador - Bahia
CEP: 40026-010

Tel.: 71 2107-9666
Editor Responsável: Acadêmico Jorge Luiz Pereira e Silva
2019 - 2024. Academia de Medicina da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital