A Academia de Medicina da Bahia promoveu ontem à noite um debate sobre um tema de alta relevância médico-social, tendo como convidado o Médico cirurgião pediátrico, presidente da Federação Brasileira das Academias de Medicina, o Professor José Roberto de Souza Baratella, que discorreu sobre o Ensino da Medicina no Brasil - Desafios, e apresentou as propostas daquela agremiação para a avaliação de suficiência e de proficiência a serem aplicadas a estudantes da graduação, bem como para médicos recém-formados, em todo o território nacional.
Em sua narrativa, além de descrever a história da cirurgia pediátrica, o Prof. Baratella prestou significativa homenagem ao eminente cirurgião pediátrico baiano, dr. José Bahia Sapucaia, que nos deixou recentemente.
No ensejo, nosso convidado, aqui ladeado pelo Presidente da Academia de Medicina da Bahia, Professor Antônio Carlos Vieira Lopes, e pelos acadêmicos, Prof. César de Araújo Neto e dra. Núbia Mendonça.
Ficou-nos a convicção de que algo precisa ser feito com brevidade para promovermos transformações no panorama atual. Entretanto, o tema é amplo e complexo, e irá ensejar novas discussões com representantes das entidades representativas, incluindo a dos próprios estudantes.