Excelentíssimo Professor Doutor
NTONIO CARLOS VIEIRA LOPES,
Digníssimo Presidente da Academia de Medicina da Bahia
Em sua pessoa cumprimento:
Início essas palavras com um pedido que tem raízes em meu coração e faz-se prioritário na seqüência da fala:
.....................
As Academias trazem em suas tradições a institucionalização da imortalidade.
Cada novo membro admitido compõe uma seqüência hereditária de Cadeiras Acadêmicas herdadas através gerações de pessoas meritórias.
É a história de vida dos componentes da Academia de Medicina da Bahia que credencia a aceitação de novos membros titulares.
Uma vez acadêmico (a), a história de vida se perpetuará na memória de cada Cadeira que compõe a Academia.
A vida biológica é finita, mas, as Academias permitem que aqui se imortalize a memória do que fizeram as pessoas que por aqui passaram.
Somente os humanos tecem na história a lembrança do que fizeram.
..........
Conheço a vida profissional do Dr. ANDRÈ ALMEIDA, não apenas de sua pessoa, mas, também de sua família, pois, quando jovem, acostumei-me a ouvir de meu pai e de meus irmãos elogios à honradez e fidelidade do Sr. Antonio Carlos Pinto de Almeida, funcionário do Banco do Brasil, pai do Dr. ANDRÈ ALMEIDA.
È com esses conhecimentos que me ponho a saudá-lo nesse nobre evento de posse.
Tive a distinção de conviver com a proximidade do médico ANDRÈ ALMEIDA no mesmo prédio residencial e também na mesma universidade, ambos em Feira de Santana.
Rapidamente tornaram-se evidentes para mim certos traços da pessoa do desse novo confrade:
Emoldurando essas nobres qualidades acadêmicas era também evidente a paixão de nutria por sua terra, Feira de Santana.
Paixão essa, que em nada se enfraqueceu com as experiências de vida em São Paulo e nos Estados Unidos.
Era como se o famoso Hino a Feira de Santana estivesse gravado para sempre nas cordas de seu coração. Poderia ter permanecido em São Paulo, honrosamente convidado que foi para trabalhar no INCOR. Optou por melhor servir a Feira de Santana.
No cumprimento da distinta missão de saudá-lo nessa posse na Academia de Medicina da Bahia, enfrentei o desafio de selecionar, em seu vasto Currículo, pontos a serem citados, dentro de um limite de tempo que, reconheço, deve ser respeitado.
Com perdão pelas omissões, destaco sua formação médica na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1986) tendo sido escolhido Orador da Turma.
Em seguida, seu progresso profissional realizando a Residência em Cardiologia (1987-89) sob a orientação do Professor Gilson Feitosa. Orientador cuja competência e qualidades pessoais eram sempre referidas pelo orientando. Pessoalmente compartilho com admiração o reconhecimento às boas referências ao Dr. Gilson Feitosa.
Seguiram-se dois cursos de Especialização em Ecocardiografia realizados: um - no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, outro - no Instituto do Coração – INCOR - da Faculdade de Medicina da USP, ambos em São Paulo (1989-1991)
Pouco tempo depois, dedicou-se à obtenção dos títulos de MESTRE (2003) e de DOUTOR (2009) na própria Escola Bahiana de Medicina tendo o Professor Armênio Guimarães como orientador em ambas as titulações.
Aqui a sorte se entrelaça à competência. Ter sido também orientando do Dr. Armênio Guimarães é privilégio que muito enriquece a formação de um pesquisador.
Inquieto na busca por aprimoramento para sua formação científica, o Dr. ANDRÉ ALMEIDA interrompeu sua atividade profissional, de reconhecido sucesso em Feira de Santana, e dedicou dois anos (2009-2011) à realização de pós-doutorado nos Estados Unidos, na famosa Escola de Medicina do John Hopkins University.
Teve mais uma vez a feliz oportunidade de usufruir dos saberes de mais um bom orientador, o famoso cientista de renome internacional o Professor João Augusto da Costa Lima, brasileiro radicado há anos nos Estados Unidos.
Nesse pós-doutoramento, o Dr. ANDRÈ ALMEIDA soltou asas na busca por novos conhecimentos. Uma nova ferramenta em ecocardiografia estava surgindo (Speckle Tracking Echocardiography) a qual se tornou sua nova paixão. Juntou-se a outros “fellows” de nacionalidades diversas, e em grupo, criaram oportunidades extras para estudo e troca de experiências.
A ideia inicial era um pós-doc com duração de um ano. Todavia, ao término de um ano, o trabalho de pesquisa iniciado ia tão bem que seu orientador, Dr. João Costa Lima o convidou a permanecer por mais um ano, a fim de completar a pesquisa iniciada.
Todos que se dedicam á pesquisa científica sabem o real significado de um convite desse nível.
Não obstante o custo afetivo pelo imperioso compromisso de sua esposa, Dra. Rita Almeida, também médica, de retornar ao Brasil com seus dois filhos, André enfrentou sozinho esse ano a mais no John Hopkins University, na cidade de Baltimore, no Estado de Maryland.
Em junho de 2011 estava Dr. ANDRÈ ALMEIDA de volta a Feira de Santana, cheio de ideias para pesquisa e sobremodo com uma bagagem de resultados que imaginava daria para publicação de cinco (5) trabalhos científicos... mas que, em verdade, gerou conteúdo para catorze (14) publicações em artigos aceitos, em sua maioria, em revistas internacionais de grande impacto.
Com a competência científica adquirida na elaboração de dissertação de Mestrado, tese de Doutorado e pós-doutorado nos Estados Unidos, o médico ANDRÈ ALMEIDA estava rigorosamente preparado para gerir suas próprias pesquisas contornando as limitações do ambiente científico existente em sua cidade.
Sem lamúrias nem desencanto, arregaçou as mangas e usou a criatividade para dar continuidade a sua atividade de pesquisa em Feira de Santana.
Pontuo algumas dessas realizações:
Seu espírito de professor queria soltar asas sem os entraves da burocracia universitária.
Assim, passou a dedicar-se às seguintes iniciativas:
Além dessas realizações clínicas, o Dr. ANDRÈ ALMEIDA exerceu atividades administrativas em eficiente colaboração com minha pessoa, nos trabalhos iniciais para criação da Academia de Medicina de Feira de Santana ocorrida em 25 de março de 2004.
Assim procedi por reconhecer que para discorrer todo o Currículo do Dr. ANDRÉ ficaria sem fôlego... e, descumpriria uma solicitação de nosso tão admirado e competente Presidente, Dr. ANTONIO CARLOS VIEIRA LOPES, cujo desempenho à frente de nossa Academia vem sendo motivo de reconhecidos louvores e de muita felicidade para todos nós.
Obrigada Presidente por nos dar o prazer de tê-lo como nosso grande líder. .
A paixão pela pesquisa em cardiologia é uma constante em sua vida, adaptando-se sempre às inovações que surgem na área.
Estudos de oncologia em cardiologia abriram uma nova avenida de pesquisa denominada “Cardiooncologia”.
Essa abordagem inovadora avalia os efeitos colaterais do tratamento oncológico sobre o sistema cardiovascular, em especial o coração.
Desde 2012 o Dr. ANDRÈ ALMEIDA vem desenvolvendo projeto de pesquisa intitulado “Avaliação Cardiovascular dos pacientes Oncológicos”. Projeto de grande amplitude que exige complexa e paciente coleta dados.
O desejo de divulgar conhecimentos para a população em geral levou o Dr. ANDRÈ a fazer, durante um ano, o Curso de Extensão, Formação e Capacitação para Profissionais em Radialismo, na função de Produtor e Apresentador. Obteve o Registro de Radialista na Sub-delegacia Regional do Trabalho em Feira de Santana, estando capacitado a trabalhar como produtor e ou apresentador de rádio ou TV em todo o território nacional.
Durante os anos 2003-2005, foi âncora de um programa na Rádio Subaé em Feira de Santana, tendo eu, Eliane Azevedo, sido a entrevistada de um de seus programas abordando questões de Bioética.
Desejo concluir ampliando meus parabéns à Dra. RITA ALMEIDA, sua esposa, médica, seus dois filhos Maria e Paulo André, e, em nome de Dr. Antonio Carlos Pinto de Almeida Filho, médico, seu irmão, cumprimentar todos de sua família.
Amplio meus cumprimentos também aos dois outros novos confrades que hoje tomam posse, Dr. Luis Claudio Lemos Correia e Dr. Antônio Alberto da Silva Lopes.
A Academia de Medicina da Bahia vem se engrandecendo não apenas em número, mas, sobretudo, no aporte de conhecimentos e no inquestionável compromisso de sua Diretoria tornando-a cada vez mais grandiosa.
No futuro, essa Academia será o que seus membros a fizerem ser.
Finalizo, registrando a imensa satisfação por essa honrosa apresentação de um colega, e agora confrade, a quem sempre dediquei especial estima e profunda admiração pelas qualidades éticas e morais com as quais sempre pautou sua vida de profissional e de cidadão.
Parabéns meu amigo confrade ANDRÈ ALMEIDA
Muito obrigada!