Prezados confreiras e confrades,
Dirigir a Academia de Medicina da Bahia é tarefa do maior rigor, pela responsabilidade que encerra, sobretudo tendo que suceder a diretoria liderada pelo conspícuo presidente Antônio Carlos Vieira Lopes, que executou três exitosos mandatos consecutivos, em que se destacaram as ações conciliatórias, buscando a concórdia e a união do nosso sodalício e em consequência a promoção de muitas realizações, provendo o perfil de uma Academia viva, vibrante e admirada.
Com o intuito de dar continuidade ao constante engrandecimento da nossa agremiação foram convocados ilustres acadêmicos que compartilham o mesmo propósito de servir e o sentimento de tornar a instituição ainda mais vigorosa e harmônica. Desta forma, cada membro desta equipe executará as suas atribuições com autonomia, seguindo o planejamento e as decisões conjuntas emanadas das reuniões de diretoria.
A formatação das comissões científicas será mantida com as temáticas já utilizadas, a saber: ensino médico, saúde pública e ciência. As comissões serão submetidas a um processo de renovação dos seus componentes, mantendo, todavia, o elevado nível científico das sessões mensais.
Os prêmios Roberto Santos e Mérito Acadêmico serão preservados e estimulados.
Planejamos ampliar no sítio eletrônico da Academia o acervo de obras científicas, culturais e de eventos, envolvendo membros titulares e eméritos, bem como a biografia dos patronos, consolidando o propósito de torná-lo fonte importante de registros históricos e de informações da nossa Agremiação.
Na esfera administrativa temos como meta desenvolver planejamento estratégico para gerar sustentabilidade econômica da entidade, através de acordos de cooperação técnico-científica com instituições dos setores público e privado, com o propósito de suportar projetos que trarão robustez e ampliação de ações sociais do nosso Sodalício.
Enfim nos comprometemos em dirigir a Academia de Medicina da Bahia com dedicação plena, buscando preservar a concórdia e união, evoluindo sempre com ações conjuntas não apenas com os membros da diretoria, mas com todos os nossos pares.
Cesar Augusto de Araújo Neto
Presidente da Academia de Medicina da Bahia